Site Meter Blog do Tavares: Por um futebol brasileiro valorizado

Por um futebol brasileiro valorizado

Não é de hoje que a gente vê que o futebol brasileiro perde em termos de arrecadação e manutenção de bons jogadores para países que pouco ou nada representam para o futebol mundial.

É comum não valorizarmos nossas próprias competições e inclusive os esforços dos times para aumentar ou gerar receita.

Tenho uma proposta a fazer para CBF e as outras instituições envolvidas com a organização sobre as principais competições do nosso esporte preferido:

Com relação a Copa do Brasil, devemos ajustar nosso calendário ao europeu para que todos os times importantes do Brasil tenham a oportunidade de disputá-la. Vocês sabiam que nesse ano ela se chama Copa Kia do Brasil 2009? Já viram alguma rede de televisão chamando-a dessa forma (eu nunca vi, me corrijam se estiver errado)? Esse tipo de patrocínio (naming rights) é muito utilizado fora do Brasil e as redes de tv respeitam, falam o nome completo da competição, valorizando o investimento do patrocinador e fazendo com que ele tenha o retorno esperado.

A premiação máxima da nossa copa é de 3,62 milhões de reais para o campeão, muito pouco, por isso que ela dá vaga na libertadores.

O ideal era vender os direitos de nomeação (naming rights), fazer cumprir o objetivo disso, que é a divulgação da copa com o nome vendido e daí passar a cobrar muito mais por esse direito. A coisa é tão gritante que cada tv usa sua própria logomarca para cada competição.

Claro que não deve ser tão simples, mas penso que a situação poderia se encaminhar dessa forma, de modo a valorizar e muito nosso futebol. Em algum tempo as premiações cresceriam e aí os times poderiam se dar ao luxo de apenas perder jogadores para o primeiro escalão da europa, e só.

No mais, sobre a Copa Kia do Brasil é isso que eu faria. Já pensou? Em pouco tempo uma premiação de 15, 10 e 5 milhões, para os três primeiros colocados respectivamente, seria muito bom.

Para o Campeonato Brasileiro, penso que o número ideal de times fica entre 16 e 18. Aí se manteria quase todos os times brigando por alguma coisa até o fim, o que é muito importante num campeonato sem finais.

A premiação não sei de quanto é, mas creio que não é nada grandioso também. Nada que uma melhor negociação sobre direitos da competição não resolva.

Uma última coisa... tirem a CBF da organização das competições! Fundemos uma liga de todos os clubes brasileiros, que realmente tenha interesse no crescimento dos nossos clubes!

Espero ter me feito entender. O que vocês acham do que eu disse?

Abraços.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Cara, parabéns pelo blog e pelos posts! Estão bem escritos e interessantes para os amantes do esporte! Se continuar na frequência de posts, mantendo a qualidade, vai ser sucesso garantido. Boa sorte, e sucesso!

Blog do Tavares disse...

Opa, muito obrigado.

Abraços.

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Respondo a todos, fiquem à vontade.

Não são admitidos xingamentos e preconceito de qualquer ordem. Mantenham o nível.

Obrigado pela visita, esteja sempre por aqui!

<<