Site Meter Blog do Tavares: "Torcidas" Organizadas

"Torcidas" Organizadas

Quero falar aqui sobre essas associações que se auto-intitulam torcidas.

Torcedor é aquele que apoia o time, tanto com o grito durante o jogo, quanto no valor do ingresso pago, na camisa comprada. É um verdadeiro patrimônio do clube.

A "torcida" organizada não deveria se chamar assim, e deixo de lado aqui a questão da criminalidade, que é assunto bastante para um post exclusivo, o certo seria a denominação parasita organizado.

As organizadas usam o nome e a marca dos clubes que fingem apoiar (como muito bem expôs Robert Alvarez Fernández no Futebol&Negócio). Explico o "fingem", essas instituições são para muitos integrantes, meio de vida, eles vivem disso, são presidentes e vice-presidentes de não-sei-o-quê. Depois que elas (as organizadas) adquirem vida própria, o clube passa a ser algo secundário, o importante é que elas possam utilizar gratuitamente a marca do clube e ganhar dinheiro com isso.

Os clubes têm a obrigação de cobrar delas, não fazem isso por que são geridos por amadores que gostam de trocar favores com esse tipo de organização. Esse favores compreendem a concessão (mais uma vez) gratuita de ingressos, o financiamento de viagens entre outras benesses.

Aqui em Alagoas o Ministério Público entrou com uma ação civil pública contra as parasitas organizadas dos dois maiores clubes: CSA e CRB. Conseguiram tirar as organizadas dos estádios em sede liminar, mas foi proferida sentença recentemente em sentido contrário, que vc encontra aqui. Não concordo com os argumentos do Dr. Juiz.

Concluíndo, penso que na questão financeira, os clubes deveriam além de melhorar o tratamento direto com seu torcedor, inverter a direção da relação (com as organizadas), passando de provedor à recebedor. Já quanto a questão de crimes e afins, os parasitas devem ser extintas.

Abraços

9 Comentários:

André (Deco) disse...

Posso estar enganado, mas alguém saberia me dizer porque Real Madrid, Barcelona e outros Times não tem "Organizadas", e seus Estádios estão sempre cheios???

Blog do Tavares disse...

Boa pergunta, Deco. Ainda tem essa, os membros de organizadas acham que só eles vão ao estádio.

Abraços

Denilton "Pé" disse...

O deco se expressou muito bem em seu comentario,clubes como Real Madri e Barcelona,Não Tem "Organizadas" e seus estadio estão sempre cheio,Talvez Deco,seja uma questão de cultura daquele povo.Acho quer tem muitas dessas pessoas de organizadas que só se aproveitam dos clubes apenas isso.

Guilherme Ferrari disse...

Meu Deus quanta bobagem.... Fui convidado respeitosamente a comentar nesse blog , mas com esse nível de desinformação e de discriminação fica complicado.
É muito triste a ignorância abundante de todos que comentaram nesse post.
Já escrevi muito no blog lá do Futebol e Negócio,quem quiser ler e APRENDER um pouco , passa lá.

Blog do Tavares disse...

Deco, concordo.

Guilherme, brinde-nos com o seu conhecimento de causa. Aproveite o espaço pra mostrar que estou errado, vc tem toda a liberdade. Como eu já disse lá (nem sei se entrou o comentário pq deu problema na hora de postar), eu falo do que vejo, é pra isso que serve um blog. Você tem a possibilidade de desmistificar nossas visões sobre as organizadas.

Fique à vontade.

Abraços

GUILHERME RIBEIRO disse...

EU CHAMARIA DE TORCIDA DESORGANIZADA PELOS SIMPLES FATO ARRUMAR CONFUSOES, SE PREGUNTAR PARA ELES QUEM É MAIS IMPORTANTE PARA A VIDA DELES SE É O TIME OU A TORCIDA....CONCERTEZA ELE RESPONDERÁ QUE É A TORCIDA...

FAZER O QUE NÉ...

EU COLOQUEI O SEU BLOG DE LINK NO MEU...PARA QUE TODOS POSSAM VER E PARA QUE EU POSSA SEMPRE COMENTA LO...


PARABENS PELO BLOG

Blog do Tavares disse...

Olá Guilherme, um amigo comentou isso comigo ontem. Ele falou de um primo que torce mesmo é pra ortganizada que ele participa, o time fica mesmo em segundo plano.

Obrigado pela participação, e continue por aqui.

Abraços

Anônimo disse...

Não concordo com voc!
Sou da Bahia, e so qm é de Torcida Organizada, sabe que é isso, então não vem voc de fora dizer q isso é Calunia, porke Nois somos apaixonados pelo nosso time. então porfavor fala das nossas T.O não ta.
BAÊÊAAA,
BAÊÊAAA, Minha vida,
BAÊÊAAA, Meu orgulhooo,
BAÊÊAAA, Meu AMOOOHHH..

Sou Integrante da Torcida Organizada Bamor. ( Salvador-BA )

Anônimo disse...

Galera, as torcidas organizadas DEVERIAM puxar os cantos e coreografias nos estádios, motivar e incentivar o time do coração, mas infelizmente isso não ocorre na maioria dos estádios. Torço para o Clube Atlético-PR e sou Fanático pelo Furacão, já fui integrante de carteirinha da Torcida Os Fanáticos, mas resolvi sair justamente por casos isolados que presenciei. Atualmente uma torcida organizada do coritiba, clube arquirival ao Furacão, está denegrindo ainda mais a imagem das T.O. do Brasil. Exemplo disso foi o acontecimento ocorrido em dezembro do ano passado, qdo o coritiba caiu novamente para a segunda divisão, bem no ano do centenário do clube. Verdadeiros animais descontrolados que saem quebrando tudo e todos, mas neste domingo terá Atletiba e eu estou com meu ingresso na mão, mesmo sabendo que tudo pode acontecer, mas enfim, estaremos em 3.000 rubro-negros contra 30.000 alvi verdes, mas sabemos que nossa força irá além da desigualdade numérica entre as torcidas. Cristiano/Curitiba-PR

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Respondo a todos, fiquem à vontade.

Não são admitidos xingamentos e preconceito de qualquer ordem. Mantenham o nível.

Obrigado pela visita, esteja sempre por aqui!