Site Meter Blog do Tavares: A importância do "dia do fico" Neymarista

A importância do "dia do fico" Neymarista

A repercussão obviamente foi muito grande, como não poderia deixar de ser.

A decisão de ficar no Brasil e continuar sua ascensão rumo ao posto de um dos grandes ídolos do extenso rol da fama santista, é um ótimo precendente para o futebol brasileiro.

Outros poucos times também já demonstraram que dá pra segurar suas estrelas, percebendo que o vínculo de um determinado jogador à imagem do clube, traz mais dividendos a longo prazo do que uma "mega transação" para um clube europeu (muitas vezes nem tão megas assim).

Além da manifestação positiva dos comentaristas tupiniquins, me chamou atenção o golpe no ego sentido lá na Espanha. É muito emblemático o artigo do Alfredo Relaño, do jornal esportivo AS, pelo menos enquanto sentimento de que algo está mudando.

Destaco as seguintes frases escritas pelo articulista espanhol:

"El problema es que empieza a no ser ya tan fácil sacar jugadores de Brasil como lo ha sido hasta ahora. Algo está cambiando."

"No hace tanto que el Depor, no uno de los riquísimos de Europa, sino el Depor, se pudo traer a Europa a Rivaldo y Bebeto. Y a Mauro Silva."

"Ahora al Madrid le cuesta más de lo previsto sacar a Neymar, lo que me hace temer que el final del eurocentrismo, que se adivina en el horizonte, está más próximo de lo que pensábamos."

No frigir dos ovos, o jornalista espanhol demonstra todo o medo de o chamado eurocentrismo no futebol estar acabando, já que o Brasil está ficando mais rico, e, consequentemente seus clubes também.

Entendo que essas afirmações são um pouco fatalistas demais, mas que realmente já demonstram um início, que se for confirmado por outros clubes, será maravilhoso.

Na verdade sabemos que nem todos os jogadores têm apelo midiático, e muitos ainda têm o sonho de jogar na Europa, mas que o horizonte se mostra mais favorável a segurar os "indispensáveis", isso também é verdade.

Em conversas com gente próxima a mim, sempre digo a respeito desse assunto, que se o futebol brasileiro deixasse de vender jogadores para o exterior por não mais que três anos, teríamos a liga mais forte do mundo.

No mais, parabéns ao Santos, que está conquistando uma verdadeira legião de novos torcedores que darão muito lucro num futuro próximo.

Se com o início dessa "nova mentalidade" no futebol brasileiro, viesse também a de que não é preciso ir para a Europa para ser considerado grande jogador, seria ótimo.

Esperemos...

Seja o primeiro a comentar!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Respondo a todos, fiquem à vontade.

Não são admitidos xingamentos e preconceito de qualquer ordem. Mantenham o nível.

Obrigado pela visita, esteja sempre por aqui!