Site Meter Blog do Tavares: Solução para o futebol brasileiro. Achei!

Solução para o futebol brasileiro. Achei!

O título ficou muito geral, mas minha intenção com esse texto é chamar atenção para o uso excessivo de bolas alçadas na área durante uma partida de futebol no Brasil. Alguém realmente gosta de assistir jogos em que o movimento ofensivo principal dos times é levantar a redonda na área?

E o pior, é que mandam a bichinha para a área de qualquer lugar do campo. Isso não é jogada, é falta de respeito com o futebol, comigo e com você.

Assistindo o jogo entre Milan e Barcelona (válido pela Champions League), há dois dias, reparei, mais uma vez, como o Barça quase não faz esse tipo de "cruzamentos". Como é lindo ver futebol de verdade, sendo jogado com a bola no chão.

Quando um time faz isso da maneira correta, até aquela máxima de que é pelas alas que se acha mais espaço perde o sentindo. Tabelas incisivas e rápidas, levam a bola para perto do gol seja lá em que lugar do ataque se esteja.

Vendo esse jogo me lembrei de uma conversa que tive no final de semana passado, quando acompanhava alguns jogos do Brasileirão Série A, na ocasião, fiquei tão irritado com a sequência de lançamentos altos despretensiosos (os narradores chamam isso de cruzamento) nas áreas dos times em disputa, que acabei pensando em algumas modificações nas regras do jogo no Brasil. Na hora, o pessoal que estava comigo achou engraçado, mas depois viram que pode dar jeito.

A título de recuperar o jeito de jogar (historicamente) dos nossos clubes, perdidos ao longo do tempo, pela idéia mentirosa da superioridade do jogo praticado em alguns lugares da Europa. É impresssionante como absorvemos só o que não prestava, e transmitimos o que de melhor acontecia por aqui.

Bom, aí vão as sugestões (simples), que deveriam ser seguidas de imediato, principalmente nas categorias de base desse país, urgentemente:

1- banir os "cruzamentos" da intermediária do campo, quem ousar tal heresia leva cartão amarelo no ato;

2- somente os laterais (figura rara no Brasil atualmente) podem fazer CRUZAMENTOS (estes sim!), utilizando única e exclusivamente as jogadas de linha de fundo (vocês nem devem lebrar mais como é isso). Jogador de outra posição querendo tirar onda, cartão amarelo na hora, e;

3- gols gerados a partir de lançamentos em profundidade e/ou tabelinhas na entrada da área, valem dois e ainda ganha um abraço do árbitro.

É isso, tirando a brincadeira, acredito que faça algum sentido.

Seja o primeiro a comentar!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Respondo a todos, fiquem à vontade.

Não são admitidos xingamentos e preconceito de qualquer ordem. Mantenham o nível.

Obrigado pela visita, esteja sempre por aqui!