Site Meter Blog do Tavares: De novo as "organizadas"

De novo as "organizadas"

Há algum tempo, escrevi algumas palavras sobre as torcidas organizadas aqui e aqui, de lá pra cá houve muita pressão tanto para o fim, quanto, posteriormente, para o cadastro de todos os membros, além de outras medidas visando o controle desse grupo social (ãh?!).

Não são poucos os novos casos de violência praticada por integrantes dessas organizações. Aqui em Alagoas, recentemente, tivemos um tiroteio em um colégio, e uma ameaça de morte contra um jogador do ASA. Em São Paulo, além de matarem um integrante, jogaram o corpo no Rio Tiête.

Obviamente que os líderes dessas torcidas, saem rapidamente em defesa das mesmas dizendo que são muitos integrantes, sendo difícil controlar. Ainda tem o argumento de que quem pratica violência não é da torcida, mas sim um sujeito que compra a camisa da mesma e sai fazendo arruaça por aí.

Como dizia meu avô: conversa mole pra boi dormir.

Antes eu pensava na extinção dessas torcidas, mas isso só tem um impacto inicial, forte diga-se de passagem, mas depois eles voltam à guerra de outra forma.

Agora penso que a solução é além de cadastrar TODOS os integrantes (sim, por que eles são tão bobos que quando mandam a relação de membros, tomam o cuidado de excluir os que têm antecedentes criminais), convocar os ditos líderes destas torcidas e firmar um compromisso com eles, abordando os seguintes pontos:

Responsabilização solidária por atos de pessoas comprovadamente integrante da torcida; proibição total de venda de camisas da torcida para quem não for membro cadastrado; junto aos responsáveis pelos estádios, criação de zonas isoladas para a permanência dessas pessoas nas praças desportivas; prestação de contas mensal da movimentação financeira das torcidas, além de outras situações visando controlar a ação desses grupos (palestras, cursos, oficinas etc.).

Infelizmente, lidando com pessoas violentas e mal intencionadas, o tratamento deve ser extremamente rigoroso.

Faço aqui uma ressalva, destacando que obviamente existem pessoas de grande caráter nessas torcidas, mas tenho convicção que são minoria.





1 Comentário:

Astrid Mel disse...

Olá
Meu nome é Melannie, eu sou um gerente de um diretório de blogs, visitei seu site e http://futeboltavares.blogspot.com/ é grande, estou interessado em fazer uma troca da ligação com o seu site.
Se você concorda, por favor escreva para mim em melannieagurto@gmail.com

O sucesso com seu blog.
Uma saudação
Melannie.

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Respondo a todos, fiquem à vontade.

Não são admitidos xingamentos e preconceito de qualquer ordem. Mantenham o nível.

Obrigado pela visita, esteja sempre por aqui!